Precisamos saber de onde viemos e para onde somos chamados.

Todos afirmam que temos memória curta, ou não sabemos valorizar o nosso passado. Portanto, essa é uma leitura necessária, porque o aluno precisa saber de onde viemos e para onde somos chamados.

A EEB online não é estudo teológico, não é estudo doutrinário, não defende nenhuma corrente doutrinária. Aqui as nossas raízes são expostas para o aluno ficar sabendo como tudo nasceu.

Ron Smith

A História da EEB
Por Ron Smith

História pessoal – por R. Smith

Em 1977, ouvindo o ensino do Dr. Earl Morey sobre o livro de Apocalipse, em uma conferência carismática em Pittsburgh, Loren Cunningham (fundador de Jovens com Uma Missão, JOCUM) pediu para que ele começasse a Escola de Estudos Bíblicos (EEB) JOCUM. Dr. Earl recebeu seu Ph.D da Universidade de Princeton e pastoreava uma Igreja Presbiteriana em Richmond, Virgínia. No entanto, Earl respondeu a Loren que ele entendeu em oração que não deveria deixar a sua igreja em Richmond.

Eu (Ron Smith) conheci Earl durante o seminário Gordon-Conwell em Massachusetts, no começo de 1975, e Judy era uma amiga da família. No outono de 1980, Judy e eu participamos de uma Escola de Treinamento e Discipulado (ETED) na Jocum em Kona, Havaí. Durante esse tempo, Earl chamou Loren e mencionou que ele achava que eu deveria começar a Escola de Estudos Bíblicos para a Jocum.

Em fevereiro de 1981, Loren me chamou durante o prático da minha ETED e me convidou a começar a EEB em Kona naquele setembro próximo. No dia em que Loren me chamou, eu estava jejuando e buscando a Deus por uma semana, e foi à partir desse chamado que a Escola de Estudos Bíblicos nasceu. Em Setembro de 1981, nós começamos a EEB em Kona, Havaí, com oito alunos se reunindo em uma pequena casa no morro McDonald.

Desde então, a EEB internacional já conduziu cerca de 500 escolas nos últimos 25 anos e treinou entre 7000 e 10000 alunos. Através dos anos, Earl continuou o seu relacionamento com a EEB da Jocum, ensinando em várias escolas e liderando uma escola em Washington no final da década de 80.

A Multiplicação da Escola de Estudos Bíblicos

Várias diferentes nações estavam representadas entre aqueles primeiros oito alunos em Setembro de 1981. Sete alunos terminaram o primeiro ano e o local da escola mudou de Kona para o norte, em Makapala. No segundo ano nós tivemos nove alunos e no terceiro, treze. Durante todo esse tempo nós não tivemos nenhuma escola fora de Jocum Havaí.

Em 1984 nós tivemos uma grande classe de vinte e cinco alunos incluindo líderes regionais, nacionais e internacionais de Jocum. Pouco depois desse tempo, a escola começou a se multiplicar. As primeiras três escolas foram na África do Sul, Coréia e Inglaterra, nessa ordem. No final de 1987 nós tínhamos várias escolas localizadas praticamente em todos os continentes.

Durante esse crescimento inicial, nós fomos encorajados por Loren Cunningham para crescermos e multiplicarmos em todas as direções; para colocar nossos olhos em mil localidades. Por um período de dois anos eu assumi isso como a visão para EEB. No final de 1989 eu enviei um fax para o Loren a respeito de dois itens:

Nós estaríamos notificando todos os líderes de base que a EEB em suas bases seriam primariamente responsabilidade da liderança de suas bases, explicando que isso iria manter um senso de simplicidade e unidade nessas localidades. Isso acabou sendo um passo sábio.

Nós dissemos a Loren que seríamos encorajadores externos para os líderes locais das escolas. A segunda coisa que eu entendi foi que um bom alvo para nós seria sessenta e cinco escolas e eu ainda penso que esse é um bom número.

Durante os anos, as pessoas têm me perguntado a seguinte pergunta: “Qual é a visão da EEB?”. Eu respondo sempre que nós temos dois maiores objetivos dos quais nós não nos afastamos:

1º) Eu quero que as pessoas conheçam o conteúdo da Bíblia em suas línguas;

2º) À partir disso, prover um fundamento bíblico para suas vidas e ministérios.

Nós somos verdadeiramente gratos a Deus pelo que Ele já tem feito até hoje na EEB. É maravilhoso saber que a palavra de Deus é acessível para todos. Da mesma forma, a amizade que nós temos experimentado entre a equipe e a liderança durante os anos tem sido gratificante. Pastores, professores e todo tipo de santos em várias caminhadas e chamados de vida têm vindo através desse ministério.

Nós sentimos que Deus quer continuar a influencia de EEB. Nós desejamos manter o curso simples. Não é o nosso objetivo impressionar pessoas com a nossa escolaridade. Nosso desejo sempre foi o de alimentar as ovelhas.

A História do Método Indutivo

O professor de Yale, Dr. William Rainey Harper fez uma pesquisa com 1.000 pastores no final dos anos 80. Esses ministros afirmaram que sua maior dificuldade no treinamento no seminário era estudar a Bíblia. O assistente chefe de Harper, Dr. Wilbert White desenvolveu um método conhecido como “Método do Seminário Bíblico”, em Nova Iorque. Do Seminário Bíblico veio a atual forma do Estudo Indutivo da Bíblia em todo o mundo. Sete correntes básicas fluíram desse começo.

Baseado nas várias correntes que surgiram de Wilbert White, a EEB fluiu originalmente através de Howard Kuist (Corrente 3), e Earl Morey, como aluno de Kuist, em Princeton; além de Robert Traina (Corrente 4), que também foi um aluno de Kuist, com Ron Smith escrevendo sua tese de Ph.D sobre o trabalho de Traina. O livro “Bases do Estudo Bíblico”, (tradução livre para o português) é um resumo rápido da tese de Ron.

Portanto, o que estamos fazendo na EEB não é original, mas encontra-se bem no meio de um grande movimento iniciado no final do século 19. O que temos de original na EEB é o estudo da Bíblia inteira, cada livro, usando o Método Indutivo.

As correntes do método de Wilbert White incluem:

1. Irving Jensen, Kay Arthur [Ministérios Preceito];
2. Howard Hendricks [Seminário de Dallas], Multnomah, Bruce Wilkinson
3. Howard Kuist [Princeton], o Seminário Fuller, Earl Morey EEB;
4. Robert Traina [Asbury], Ron Smith [Tese Th.D. sobre o trabalho de Traina];
5. Universidade William Carey, Barbara Boyd FIV;
6. Stanley Shenk [Colégio Goshen];
7. Biola, Talbot, Cruzada Estudantil.

A diferença entre Leitura, Estudo e Meditação Bíblica